Equipa Educativa

Equipa Educativa

terça-feira, 16 de abril de 2013

Coelhinhos A


Olá amiguinhos!

Os Coelhinhos A há muito tempo que não davam notícias, por isso vimos agora dar conta de algumas das atividades que desenvolvemos durante este período de tempo em que estivemos ausentes desta nossa “janelinha do Colégio”. Estamos chegando a uma nova Estação do Ano, por isso é tempo de fazer um balanço sobre o que se passou e “arrumar a casa” para receber a Primavera!
Vamos recordar alguns trabalhos de Outono… 
As cores de Outono ficaram “marcadas” nos nossos trabalhos…muito laranja, vermelho, castanho e amarelo…
A preparação para a comemoração do Dia de Todos os Santos, mais conhecido como o dia do Pão-por-Deus, fez-se com a confeção das “saquinhas” (cosidas por nós!) para encher de guloseimas, moedinhas ou outras prendinhas que nos queiram dar! Depois poderá servir como o nosso novo guarda- pijamas.
Este ano, de acordo com a nossa vontade de aprender Inglês e com a proposta da mãe do Tiago, resolvemos iniciar um intercâmbio com uma pequena comunidade de famílias Americanas. Neste seguimento decidimos recebe-los com atividades relacionadas com a nossa tradição, por isso preparámos um lanche com tudo o que é típico desta Estação e da festa do Pão-por-Deus, os pratos foram: as escaldadas (um pão saboroso com um sabor a erva doce) gentilmente oferecido e confecionado pela professora Ana Bretão e os rebuçados caseiros confecionados pela mãe da Marina…
O milho cozido (pela mãe da amiga Cristina)…
E as castanhas, o fruto rei desta Estação!
Ao almoço tivemos a oportunidade de provar estas iguarias. Ficámos tristes por não termos tido a oportunidade de receber os nossos convidados e partilhar esta refeição, mas as condições atmosféricas adversas e a necessidade de encerrar a Instituição por questões de segurança levaram ao cancelamento desta atividade…Esperamos ansiosamente uma nova oportunidade!
Até tínhamos as típicas saquinhas de retalhos para oferecer a cada uma das nossas visitas (elaboradas pela nossa amiga Maria e a sua mãe).
Saímos de autocarro!
A primeira visita que fizemos foi ao Hospital, local onde trabalha: a mãe do  Guilherme, da Leonor Monjardino,da Leonor Pereira, da Clara e algumas primas e amigas.
Fomos muito bem recebidos!
De seguida dirigimo-nos à EDA, onde nos esperava a mãe do Tiago e alguns dos seus colegas de trabalho.
O pai do João Paulo, aguardava-nos no seu local de trabalho, fizemos questão de tirar uma foto na bela escadaria deste edifício e ainda fomos recebidos pela senhora presidente da Câmara.
Por último, tivemos a oportunidade de ir ao edifício da companhia de Seguros Fidelidade para visitarmos o pai do Bernardo e pedir o Pão por Deus.
Após o almoço tivemos a visita da mãe da Sofia e da Maria Madalena, que nos vieram trazer o Pão-por-Deus e encher-nos a saquinha com muitos brindes!
Muito obrigado a todos pela sua generosidade!
O dia de São Martinho!
Foi uma oportunidade para explorarmos alguns valores importantes, como a amizade, a partilha e o amor ao próximo. A “teia” da amizade é um ótimo jogo para entender a importância da união e da amizade.
O Natal!
Época desejada pela maioria…é por excelência a festa das crianças e da família. A árvore é um dos símbolos que mais encanta e decora a quadra, o dia de a montar é uma festa!
Este ano a decoração teve como tema os queques e os bonecos de biscoito…só a fingir! Ficou bonita?

Fizemos diversos trabalhos de Natal, entre eles um anjinho com espátulas de madeira para oferecer aos pais.



A festa da Epifania, ou Dia de Reis é também uma ocasião que merece comemorar, por isso aproveitando a sugestão da Maria Antónia decidimos confecionar uma receita de Bolo-rei.
Um Bolo Rei especial com poucos frutos secos e mais chocolate…
Tivemos a visita dos meninos da sala dos Elefantes…
Aproveitamos para tirar uma foto de grupo com as nossas coroas.
Sentimos o cheirinho bom que vinha da cozinha…os Bolos Rei estavam prontos!
Tivemos uma refeição de Reis!
A música entra na maioria das nossas atividades!
O dia de trazer brinquedos de casa, “o dia Amarelo”, que é a sexta-feira foi combinado trazer instrumentos musicais. Então foi assim:
A música faz parte do nosso quotidiano, por isso convidámos a mãe da Leonor Silva, a professora Isaura, para vir à nossa sala e dinamizar uma  aula de expressão musical.


 
Foi muito divertido! Conseguimos aprender muitas coisas sobre a família dos instrumentos musicais e somos muito bons a fazer “bateria”.
Obrigada mãe Isaura, esperamos recebê-la de novo para aprender canções novas e mostrar as maracas que estamos a construir a partir de embalagens de fruta…
Estamos a crescer!
Gostamos de aprender coisas dos meninos grandes, as letras e os nomes estão espalhados pela nossa sala, assim podemos identificar com maior facilidade muitas letras, os nossos nomes e os dos colegas…


 

Com massa modelámos letras do nosso nome…
Carimbámos a nossa letra …

Fizemos a primeira letra do nosso nome em pasta de modelar e colorimos, para depois servir de íman para a porta do frigorífico.
A partir da história do PEIXINHO ARCO- ÍRIS, trabalhámos muitos valores importantes para a noção de identidade e para a formação da nossa personalidade, tais como a autoestima, respeito pelos outros, partilha, espirito de grupo, etc.
Aproveitámos para fazer alguns trabalhos de expressão plástica.
O Carnaval!
Festa de fantasia, cor e de muita amizade…


Agora estamos muito dedicados à descoberta da matemática e dos números…
As figuras geométricas foram um pretexto para descobrir novos materiais como o geoplano, o quadro magnético, os blocos lógicos, entre outros jogos que passaram a fazer parte de uma área da sala.
A partir de algumas histórias tradicionais exploramos os numerais e desenvolvemos muitas habilidades relacionadas com a noção de número.
A história do João e da Maria, foi uma oportunidade para falar sobre o par e o número 2. Depois surgiu a proposta de envolver a família na construção de uma casinha para expor no Colégio, e foi assim...
A mãe da Sofia veio à nossa sala para confecionar um castelo de pão para fazer parte do nosso lanche.
Ficou muito engraçado… Era todo comestível!
No passado dia 5 de março fomos fazer uma visita de estudo ao Viveiro Florestal de espécies Autóctones.
Na sala conversámos sobre o que vimos e recordámos muitas coisas importantes, descobrimos que temos muitas capacidades e fomos capazes de responder a muitas questões de forma correta…portámo-nos muito bem!
Ofereceram-nos um livrinho de banda desenhada para não esquecer o que vimos e aprendemos. Vamos fazer um desenho para também registarmos as nossas ideias.
No dia seguinte na sala fizemos uma sementeira, desta vez com feijões…
Terra, água e sol…já sabemos que não pode faltar!
Cada vasinho tem um número como etiqueta, para depois podermos registar o seu crescimento. Qual será o que vai ser mais “esperto” a germinar?
Vamos esperar…
Entretanto tivemos outras tarefas a concretizar:
A prenda para oferecer ao Pai (uma prendinha com sabor e cheirinho) … aprendemos o nome de variadas plantas aromáticas


O processo…
Ficou assim:

Continuámos os nossos trabalhos com variadas atividades relacionadas com a Páscoa…
Até à próxima amiguinhos! 

Sem comentários: