Equipa Educativa

Equipa Educativa

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ELEFANTES A - OUTUBRO


“E como o prometido é devido…” cá estou eu para partilhar convosco, algumas das atividades que as crianças da sala dos Elefantes A realizaram durante o mês de outubro.
Dia 1 de outubro, Dia da Música, realizámos uma pequena coreografia, pois o DVD que o Rodrigo trouxe para a sala das músicas dos Caricas – Panda pôs-nos todos a dançar. Após termos escolhido o tema “A Taça” foi ensaiar, ensaiar, fazer convites, fazer adereços, …
Dançámos, encantámos e fizemos todos os assistentes vibrar ao som dos Caricas. O anfiteatro do Colégio esteve repleto de crianças, funcionários e professores, que contagiados pela nossa dança, vibraram, dançando também connosco.

         A tarde foi dedicada também à música, desta vez cantámos acompanhados por instrumento, tocado pelo padrinho da Ana Margarida da Sala dos Elefantes B. Para além de cantarmos familiarizámo-nos com o seu instrumento, conhecendo-o melhor e até experimentámo-lo.

“Se os pais não tiverem os cuidados necessários com os primeiros dentes, e não incutirem desde cedo bons hábitos de higiene oral nas crianças, poderão estar a comprometer a sua dentição definitiva para toda a vida.” (in Mãe Ideal)
Foi neste sentido que surgiu o projeto “Higiene oral”. Embora pessoalmente não considerasse este projeto de sublime importância, visto já ter constatado que este grupo de crianças tinha por hábito lavar os dentes diariamente, fi-lo uma vez que os pais, na reunião do início do ano, mostraram vontade que, da rotina dos seus filhos no colégio, também fizesse parte a higiene oral.
Assim, solicitei a participação dos pais do Afonso, no sentido de motivarem este grupo de crianças para este projeto, afinal havia que aproveitar os profissionais, encarregados de educação, especializados nesta área. A sensibilização, por eles efetuada, foi excecional, como aliás já nos habituaram e, se consegue presenciar pela observação das fotografias:




      
As crianças ficaram alertadas para a importância da higiene oral, os principais cuidados a executar para ter uma correta higiene oral, a técnica correta da escovagem, bem como foram desmistificados alguns receios.
Por fim ainda houve a entrega de Diplomas de bom comportamento e de uma bolsa para cada criança com pasta dentária e escova.
 Muito obrigado por tudo.
Na sala deu-se continuidade à sensibilização com:
·         Um filme tirado do youtube “ A lenda do reino do dente”:
·         Canções
·        Trabalhos em expressão plástica
(técnica de pintura com giz e leite)

·        Jogos
(jogo da memória)


·        Experiências:

Estamos a ficar uns cientístas!
Para percebermos melhor como é que a pasta de dentes protege os nossos dentes das cáries, realizámos  uma experiência...
Material necessário:


2 ovos cozidos ;
vinagre;
2 copos;
Escova de dentes;
pasta de dentes.


Barrámos um dos ovos com pasta de dentes, a fazer de conta que era um dente lavado;



Ao outro ovo não fizemos nada, fizemos de conta que era um dente não lavado;

Depois colocamos os ovos dentro dos copos, e enchemos com vinagre.



Como podem observar já temos 3 ovos, pois surgiu um pequeno incidente. Enquanto se esfregava um ovo com pasta, este caiu e partiu-se. Então tivemos que colocar a cozer outro ovo e ficámos assim com 3 ovos. O A, o B e o C. Como vêem nas fotografias.




Entretanto fomos colocando algumas hipóteses.
No dia seguinte...
No dia seguinte verificámos que o vinagre do ovo inteiro não lavado (A) e o ovo partido lavado (B) estavam mais escuros do que o do ovo lavado (C).




Quando retirámos o ovo do vinagre verificamos que o ovo lavado com pasta estava mais resistente, enquanto que o não lavado tinha uma casca muito fina e partia com muita facilidade.






Assim, com esta experiência, concluímos que:

·         a pasta dos dentes ajuda a proteger os dentes do ácido da boca e assim eles ficam mais fortes e duros, não molinhos e fracos como os dentes que não são lavados.

·         A higiene oral são os cuidados que devemos ter com a nossa boca.

·         Devemos lavar os dentes pelo menos três vezes ao dia, a seguir ao pequeno-almoço, a seguir ao almoço e ao jantar.

·         Não devemos comer doces fora das refeições, porque além de fazer mal à saúde, o açúcar ajuda as bactérias a provocarem as cáries.

·         Usar o fio dentário para limpar entre os dentes.

·         Devemos ir ao dentista duas vezes por ano.

·         A escova dos dentes deve ser mudada com regularidade e a pasta dos dentes deve ser adequada à nossa idade.
.

Os projetos que surgem na minha sala surgem muitas vezes a partir de interesses que as crianças manifestam ou de necessidades manifestadas pelas crianças. Pois desta vez sucedeu um pequeno problema. Quando o encarregado dos lápis e/ou da escovagem dos dentes ia distribuir os copos e/ou as bolsas tinha dificuldade em identificar os nomes, ai escritos. As crianças autonomamente lá tentavam solucionar o problema pedindo aos colegas, que sabiam conhecer os nomes dos colegas, que os ajudassem. Mas esta situação desencadeava muita confusão nesses momentos. Então sugeri que todos aprendessem o nome dos colegas, não com o objetivo da aprendizagem da técnica da leitura, mas sim de familiarizarem-se com a imagem do nome de cada criança, de modo a ultrapassarem o problema que manifestavam. Assim realizaram várias atividades. Aqui apenas mostro algumas, que achei mais relevantes:
·        Fazer massa colorida (laranja) com as crianças para moldarem as letras dos nomes dos amigos;




·        Escrever no quadro o nome e o s colegas moldarem o respetivo nome com a massa;









·        Elaborar um quadro com o seu nome;


·        Técnica de escrita invisível (lápis de cera branco e aguarelas);








·        Escrever ao computador o nome dos amigos com recurso a ficheiros;
                     
·        Jogo da aranha (rolo de trapo) em que se vai desenrolando o rolo e passando o trapo ao colega que tiver o seu respetivo nome escrito no cartão;


À medida que este projeto se ia desenvolvendo era notória a desenvoltura mostrada pelas crianças e, extremamente interessante observar as diferentes estratégias que cada uma utilizava para conseguir fixar o nome do colega, escrito em diferentes suportes.
Presentemente já é rara a criança que sinta “um vazio” quando vai ler o nome do colega. Pelo contrário, mostram-se felizes por já conseguirem identificar o nome do colega. Aquilo que parecia tão difícil, afinal tornou-se fácil, acessível a todos e já não causa confusão na sala.
Infelizmente o nosso colega Francisco, que fez cinco anos este mês, não pôde estar presente por motivos de saúde. No dia em que o Francisco foi submetido a uma cirurgia, algumas crianças do grupo propuseram que rezássemos ao Jesus, a pedir que ele ficasse bom. Então tivemos um momento de oração na capela, em que cada criança falava ao Jesus sobre o Francisco. Foi um momento singular que me comoveu bastante pelo modo como os amigos se referiam ao Francisco com imensa sensibilidade e carinho.

As aulas de educação física são sempre um atrativo para todas as minhas crianças. Aqui deixo apenas algumas imagens de um jogo tão conhecido – jogo da rolha – que nas mãos do professor Tiago funciona como ótima estratégia para trabalhar as competências propostas para este grupo.






Aproximando-se o dia do Pão-por-Deus a excitação desta tradição começa a invadir o grupo de crianças. Então mãos à obra. Todos trouxeram de casa uma caixa de cereais e todos coseram a capa de finalista, sim porque como os meus meninos, este ano vão ser “finalistas” do Jardim de Infância, escolheram decorar a caixa com uma caracterização de finalista. Uns, mais jeitosos para a costura, outros menos, mas todos se ajudaram uns aos outros (era bonito de se ver). Depois foi recortar a cara, fazer as colagens, o fio mágico, desenhar a boca, nariz e bochechas e toca a ir pedir Pão-por-Deus ao trabalho de alguns pais.
Sinto-me muito feliz, pois os meus meninos foram todos cinco estrelas, comportaram-se muito bem. Aos pais resta-me agradecer a sua disponibilidade e entusiasmo. O contágio de emoções, tão falado por Piaget, de facto esteve bem patente neste dia, pois os filhos estavam entusiasmados, mas acho que os pais ainda estavam mais… Fomos muito bem recebidos, não só pelos pais como pelos colegas de serviço. A todos muito, muito obrigado. 


Em dezembro prometo voltar com novidades do mês de novembro…

1 comentário:

Graça Silveira disse...

Parabéns ao Blog e á página do colégio que melhorou substancialmente.