Equipa Educativa

Equipa Educativa

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A PRIMEIRA LETRA DO NOSSO NOME “COELHINHOS B”

  A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de “a minha letra”. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes e outros.
  Para o conhecimento da origem do seu nome, cada criança fez uma entrevista com os pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes, com perguntas tais como: “quem escolheu o meu nome?”; “porque me chamo assim?”
Muitos pais escreveram a história do nome do seu filho e depois ouvimos as histórias em grande grupo.


  Como a visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita, os “Coelhinhos B” realizaram durante o mês de outubro várias atividades de reconhecimento da primeira letra do seu nome.


·    Identificar em diferentes suportes (revistas, jornais) a letra inicial do seu nome. Trabalhar com diversos materiais: pincel, dedo com tinta, preencher com pedaços de papel a letra e enfeitar, colagem de letras encontradas em revistas.


·     Modelar em massa a letra com molde em cartão. Pintar para fazer um íman para o frigorífico.




·    Colorir a letrinha para fazer um crachá de identificação para o bibe do Colégio.

                                  
·    Modelar em plasticina a letra inicial do seu nome.


              
·    Conhecer as iniciais através de jogos com letras móveis, como por exemplo:  dança da cadeira com as letras nas cadeiras.



·    Escrita da letra inicial do seu nome.



·    Registo coletivo: “As letras do nosso Nome”


Foi uma experiência muito enriquecedora ver o entusiasmo com que as crianças participavam neste Projeto. A satisfação e alegria era tanta que, uma criança do grupo escolheu como decoração do seu bolo de aniversário, a sua inicial e as primeiras letras dos nomes dos colegas.


Agora que já conhecemos a nossa inicial, vamos aprender a escrever o nosso nome!




Sem comentários: