Equipa Educativa

Equipa Educativa

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Gigante Egoísta


O 4º ano B, tendo em conta as novas metas curriculares de Português, decidiu trabalhar a obra literária “O Gigante Egoísta” de Oscar Wilde.

         Foram apresentadas aos alunos estas três ilustrações:







Após um curto período de tempo, os alunos juntaram-se a pares, para construir uma história partindo das ilustrações.

        

         O trabalho realizado pelos alunos foi este que abaixo apresentamos:

  



O Gigante

Era uma vez um gigante, que não gostava de crianças porque faziam muito barulho, quando ele (gigante) estava em casa, uma vez foi lá uma menina que estava a fazer muito barulho, a família ficou muito assustada, porque pensava que ele ia magoar a sua filha.

Mas quanto mais expulsava as crianças, as plantas, flores e árvores iam ficando sem vida, uma vez por seu espanto, as crianças voltaram e ele deixou as crianças brincarem, no dia a seguir ele viu as árvores com folhas. Ele pensou que as crianças davam alegria às plantas para nascerem, passados alguns dias, as crianças estavam sempre a brincar com ele, parecia um verdadeiro jardim.

Passaram os anos, ele ia envelhecendo, envelhecendo, envelhecendo…E morreu, os pais ficaram com pena, tiveram muita pena, pois ele era a animação das crianças.

Mas antes de morrer ele disse:

- Quando morrer vocês podem brincar à vontade na minha casa.

 

Daniel e Matilde

 

 

Os gigantes gémeos

Era uma vez um gigante maldoso, o gigante estava na floresta para ver se encontrava uma criança para roubar, mas ele tinha um gémeo bondoso que ajudava os outros. Mas a família pensava que só havia o mau, a família não tinha comida, portanto, eles foram à floresta caçar animais e, de repente, encontraram o gigante mau, o gigante ansioso roubou a menina mais nova.

Passado algum tempo, o gigante mau roubou a jovem e pôs na árvore da diferença, um tempo depois, apareceu o gigante simpático e tirou-a da árvore da diferença, logo depois, foram grandes amigos, por isso, consideraram-no da família.

Quando já eram todos da família (menos o gigante maldoso), foram brincar para a floresta e encontraram o seu avô que desaparecera há muitos anos, que pensavam já ter falecido.

 

Tomás Câmara e Sofia Paulino

O Gigante das grandes barbas

Era uma vez um gigante que vivia nas montanhas, o gigante chamava-se Barbas Grandes.

O Barbas Grandes queria alguém para brincar com ele, então raptou uma menina, a menina começou a chorar, então ele largou-a.

Ele começou a correr, porque tinha medo que viesse uma multidão atrás dele , quando parou, encontrou um menino preso numa árvore muito estranha, então ele quis ajudá-lo.

É verdade que aquela árvore era mesmo muito estranha, porque uma parte estava desfolhada e a outra parte não, porque era mágica a árvore.

No final, o Barbas Grandes faleceu com o menino atrás dele.

A nossa conclusão é que devemos ser bons com os outros.

António e Tiago

 

O Gigante

Era uma vez um gigante amigável. Vivia num lugar distante. O seu nome era Bernardo. Ele passava a vida a ajudar, mas assustava toda a gente. Ele ficava muito triste e, por vezes, zangado. Ele tinha um castelo e um jardim cheio de flores.

Certo dia, apareceu uma família no seu jardim. Vendo aquilo ficou chateado e desato aos berros de tal maneira que as pessoas fugiram a sete pés. Mas, Bernardo também era simpático. Pois, um dia, encontrou um rapazinho a pedir ajuda. Bernardo não conseguindo resistir, foi ajudar o rapazinho.

- Obrigado meu senhor, como se chama? – perguntou o rapazinho.

- Chamo-me Bernardo e sou um gigante. Não tens medo de mim, pois não?

- Não, acabaste de me salvar.

- Onde estão os teus pais?

- Não sei, perdi-os.

- Nesse caso podes ficar comigo! – exclamou o gigante com grande alegria.

Passaram anos, anos e anos. Mas tudo tem o seu fim. Pois o gigante, velho e cansado acabou por morrer juntamente com o seu fiel amigo. Mas antes de morrer disse assim:

- A árvore no cimo da colina… Era o meu coração a encher-se de amor.

O Gigante Assustador

Era uma vez, um homem que estava zangado com as pessoas da vila e, as pessoas estavam a olhar para ele, porque tinha pegado numa mulher.

O senhor chamava-se Jorge, ele tem uma barba enorme e tinha uns pés de gigante.

Era um gigante que quando era criança, era órfão e agora encontrou uma menina que também era órfã. Ela estava numa árvore e ele ajudou-o a descer a árvore, tinha duas faces diferentes, porque tinha sido semeada com duas sementes diferentes e, tem muitas margaridas e hortências, que viviam através da água das árvores. Era no outono quando as flores cresceram e, passado algum tempo já era inverno, tinha morrido o homem que sustentava a vila, e houve um maremoto e o Jorge e Daniela tinham falecido.

Essa vila não tinha electricidade, nem havia carros.

Um ano depois, a Daniela e o Jorge ressuscitaram e vieram felizes para sempre.

 

Maria Clara e Pedro Parreira

 

O Gigante

Era uma vez um gigante que se chamava Manuel. Ele era muito mau para as crianças e não gostava de ajudá-las.

Um dia, ele ajudou uma menina sem vontade, ficou muito chateado. Toda a gente tinha medo do Manuel, porque ele era muito grande, ele nunca tinha amigos porque estava sempre a fazer mal às crianças.

No outono, um dia, ele mudou de ideias, e decidiu ajudar um menino que estava em cima de uma árvore e não conseguia sair, esse menino que se chamava José ficou amigo do Manuel. A árvore simbolizava o coração do Manuel, porque ele estava com cancro nos pulmões. A parte que estava sem folhas era a parte que ele estava com cancro e a parte que tinha folhas era a que ele não tinha cancro.

Quando as folhas caíram todas, ele ficou com o cancro no outro pulmão e faleceu, mas antes de ir para o céu ele perguntou ao José se queria ir com ele para o céu, e o José disse que sim.

Finalmente, as pessoas tiveram pena do gigante.

Marta e Pedro Xavier

O Gigante

Era uma vez um gigante com a barba enorme. Ele vivia numa pequena vila, ele era muito mau.

Certo dia, chegaram 5 novos habitantes, ele detestava, abanava até ficarem todas maldispostas.

Passaram uns anos e foi-se tornando uma pessoa melhor. Um dia, o vento soprava muito forte e, a pobre menina foi parar aos ramos das árvores, mexeu-se e voltou a mexer-se mas não conseguia sair, o gigante que andava por ali a vaguear, ajudou-a mas reparou numa coisa especial, metade da árvore tinha só ramos e a outra estava com folhas.

Um dia, faleceu juntamente com a menina, mas os dois continuaram a brincar e a saltar, mesmo falecidos. Mas as quatro senhoras tomaram bem conta do corpo.

Metade da árvore estava sem folhas porque ao início ele era mau mas depois tornou-se bom, isso explica a outra metade cheia de folhas.

Sofia Rocha e Tomás Silva

 

 

O Gigante da Ilha

Era uma vez um senhor que era muito grande, tratavam-no por gigante, ele gostava muito das crianças e também das outras pessoas.

Um dia encontrou uma menina a falar com pessoas adultas e um menino, esse senhor decidiu fazer uma brincadeira com as duas crianças, e a brincadeira era fazer um teatro e as três senhoras adultas tinham que descobrir qual era aquela brincadeira.

Depois de adivinharem a brincadeira que o senhor estava a fazer, o menino foi passear, quando o senhor foi-se embora viu um menino na árvore, mas a árvore estava sem folhas num lado e com folhas no outro porque passou uma tempestade no lado onde não tinha folhas.

Depois desses anos passarem todos, o senhor gigante morreu mais o menino, porque o gigante estava com a sua idade e o menino morreu com uma doença.

No final, as senhoras continuaram a sua vida na Terra e os amigos continuaram a sua vida no céu.

Margarida Botelho e Miguel

O Homem Gigante

Era uma vez um homem gigante que era mau e pensava que mandava em tudo.

Um dia, uma família estava a passear e o gigante apareceu e disse:

- Saiam, saiam do meu território, que não são bem-vindos.

E a família respondeu:

- Não! Não temos medo de ti!

E o homem gigante pegou na menina, e começou a abaná-la até eles irem embora. E começaram a fugir com uma rapidez de medo.

Um dia, o gigante foi para junto da árvore com tristeza e começou a arrancar as folhas de metade da árvore, e começou a pensar: porque é que eu sou mau, se tenho de ser bom?

De repente, um menino apareceu e perguntou:

- Gigante pode-me pôr no cimo desta árvore?

E o gigante ficou baralhado. E respondeu:

- Claro, eu ajudo-te. Vem para o meu colo que eu ponho-te no cimo da árvore!

E a partir daí ficaram os melhores amigos.

Um dia, o gigante e o menino foram para casa do gigante, o que o menino não sabia era que o gigante tinha um laboratório secreto onde ele faz poções mágicas.

O gigante e o menino provaram a poção mágica, de ficar fantasma, mas ele pegou na poção errada, a poção de ficar morto na Terra e fantasma no céu para sempre.

A família do rapaz ficou triste pelo rapaz e o gigante terem falecido.

E no fim, o rapaz e o gigante viveram felizes para sempre no céu!!!

Maria Luísa e Madalena

 
 

 

O Gigante Egoísta

Era uma vez um gigante que tinha uma barba grande, tinha tudo grande, existiam mais 5 pessoas. O nome delas era: João, Júlia, Sofia, Madalena e Paulo.

O João era o mais novo e estava com sono, a Júlia estava na mão do gigante e estava assustada, o muro estava com margaridas.

Agora, a barba do gigante estava a crescer e tocava no chão, ele estava a ajudar o menino a subir para a árvore, uma metade tinha folhas, na outra metade não tinha, o menino era anão e o gigante já estava mais calmo. Depois, o gigante e a Júlia estavam azuis e faleceram, a Madalena, o João e o Paulo estavam tristes porque o gigante faleceu e antes ficou com a barba branca e tinha flores brancas e folhas, o gigante mais a Júlia a dançar ballet no céu, estavam os dois muito contentes e o gigante era gordo, no fim foi simpático com a Madalena, o João, o Paulo, a Sofia e a Júlia.

A nossa conclusão é que nós devemos ser sempre bem comportados com as outras pessoas.

Afonso e Gonçalo

 

Após a realização dos textos, os mesmos pares, realizaram uma ilustração do texto por eles produzidos, numa folha A3, tendo em conta a história que tinham acabado de criar.

Para finalizar, colaram o seu texto na folha A3, que ficou da seguinte forma:
 
 
 





O resultado final foi o este:




 

Sem comentários: